Mafra – Dia do Município 2024
Decorreu hoje na Sala Elíptica da Escola das Armas, a tradicional sessão solene que todos os anos marca o Dia do Município.
Sendo hoje também Dia da Europa e estando as eleições europeias já ali ao virar da esquina, deu-se a benévola coincidência de Hélder Sousa Silva, sendo o 4.º candidato europeu pela AD, estar estrategicamente sentado na primeira fila desta sessão solene do Dia do Município de Mafra.
Estavam, pois, conjugadas as condições ótimas para que nos seus discursos, o presidente da Assembleia Municipal, José Bizarro, e o presidente da Câmara de Mafra em exercício, Hugo Luís, se tenham desdobrado em referências à Europa e às eleições europeias, cuja pré-campanha está já lançada.
“Por coincidência de calendário, no exato dia em que se assinala o Dia da Europa, em 2024 comemoramos aquele que é o dia de todos nós: dos que nasceram, dos que vivem e dos que trabalham no nosso Concelho de Mafra. E esta é uma feliz coincidência […]”, assim iniciou José Bizarro o seu discurso.
“É com esta convicção sobre a relevância da União Europeia que cumprimento de forma especial o nosso Presidente Hélder Silva, atualmente em regime de suspensão de mandato; e, face a esta feliz coincidência de datas, começo esta minha intervenção por desafiar os nossos munícipes a uma participação significativa no ato eleitoral para o Parlamento Europeu do próximo dia 9 de junho”, rematou o Presidente da Assembleia Municipal de Mafra.
José Bizarro elencou depois uma série de objetivos políticos, nomeadamente, a desclassificação parcial da A21, abolir as portagens nos sublanços Malveira/ Venda do Pinheiro e Mafra Oeste/ Mafra Este; criar uma NUT específica que responda à realidade de Mafra; resolver o problema crónico da falta de médico de família para 20% dos munícipes; adequar o número de profissionais da GNR ao serviço às necessidades de um território em crescimento demográfico.
José Bizarro, no discurso — com cerca de 1700 palavras — que proferiu, estabeleceu um verdadeiro programa de governo municipal que, com facilidade, se adaptaria a um esboço de programa para o próximo mandato autárquico.
O presidente em exercício, Hugo Moreira Luís, começou por declarar, que o facto de ter assumido a presidência da Câmara Municipal de Mafra, era “uma honra indescritível, mas também uma responsabilidade […]” realçando depois os “75 milhões de euros em investimento no nosso concelho, com financiamento no âmbito do PRR — Plano de Recuperação e Resiliência, em áreas como a educação, a habitação, a cultura, a saúde, entre outras”.
“O nosso foco está e continuará a estar no trabalho municipal ao serviço das nossas gentes, respondendo de forma eficaz, com competência, solidez e eficiência, às necessidades dos munícipes em todas as áreas, desde a educação e habitação, até à cultura e ao desenvolvimento económico”, disse ainda.
Na cerimónia estiveram presentes muitas dezenas de pessoas, onde se incluíam o Burgomestre de Leimen — uma cidade alemã geminada com Mafra — eleito pela CDU (União Democrata Cristã), o Comandante da Escola das Armas, o diretor do Palácio Nacional de Mafra, o diretor da Tapada Nacional de Mafra, a Juíza Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, muitos munícipes ligados a associações subsidiadas pela câmara, bem como, familiares e amigos dos munícipes agraciados com medalhas municipais.